_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Concurso Sejus: convocação para segunda turma do curso de formação

14/04/2014


Começam nesta segunda-feira (14) as aulas da segunda turma do curso de formação para Agentes Penitenciários e Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A aula inaugural será realizada hoje, a partir das 8 horas, no salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória.

As aulas dessa segunda turma vão até o dia 02 de julho e o uniforme a ser utilizado por todos os alunos é composto por calça jeans de cor azul ou preta, blusa lisa de cor branca e tênis.

Na segunda turma serão capacitados 131 alunos para o cargo de Agente Penitenciário e 125 para o cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária.

O curso de formação tem carga horária de 400 horas e a presença do aluno é obrigatória em horário integral. As aulas serão realizadas na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen), localizada no Complexo Penitenciário de Viana.

A aula inaugural contará com a presença do secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, e do juiz Marcelo Menezes Loureiro. Este último fará palestra para os alunos do curso de formação com o tema “O sistema penitenciário e seus novos desafios”.

Após a aula inaugural, os candidatos seguirão para a Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen), localizada no Complexo Penitenciário de Viana, para outras atividades do curso de formação.

Todos os candidatos que participarão do curso de formação já passaram por outras cinco etapas: prova objetiva, prova de condicionamento físico, exame de saúde, prova de aptidão psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada.

Durante o curso de formação, os agentes terão aulas teóricas e práticas, nas seguintes disciplinas: Técnicas de Imobilização e Condução de Presos; Embarque e Desembarque em Viaturas; Lei de Execução Penal – Direitos, Deveres e Assistências; Ressocialização; Saúde, Psicologia e Serviço Social Prisional; entre outras.

Os agentes penitenciários desenvolvem atividades de atendimento, custódia, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas nas unidades prisionais do Estado. Já os agentes de escolta e vigilância penitenciária desenvolvem ações de vigilância das unidades prisionais nas muralhas, guaritas e alambrados que compõem as suas edificações; ações de contenção, vigilância do preso, condução do preso à rede hospitalar para assistência médica e odontológica, condução de veículos de transporte de presos e outras atividades.

Confira a lista com os convocados para a segunda turma do curso de formação no site (www.vunesp.com.br).

 

FOTO: Assessoria de Comunicação / Sejus

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)