Aproximadamente 1.303 estudantes de 26 escolas da rede estadual localizadas nos municípios de Vila Velha, Guarapari, Vitória, Cariacica, Viana e Serra terão a oportunidade de prestigiar a Orquestra de Câmara de Budapeste – Hungria, que fará uma série de apresentações no Espírito Santo a partir desta terça-feira (08). O Theatro Carlos Gomes, localizado em Vitória, será palco da primeira exibição da orquestra, com início às 14h30.
As escolas selecionadas para participar do evento, que integra o projeto “Concertos Internacionais 2014”, são unidades de ensino que têm como prática envolver os estudantes com a musicalidade.
O primeiro dia de apresentação irá contar com a participação de 450 estudantes de 10 unidades de ensino. Johan Wolfgang, coordenador de ações da Assessoria Especial de Esporte e Cultura da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), destaca a importância do evento no processo de formação acadêmica dos estudantes.
“A música pode contribuir para tornar o ambiente escolar mais alegre e favorável à aprendizagem em diferentes aspectos. As atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de músicos, e sim, por meio da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser”, afirmou o coordenador.
No dia 09, a Orquestra de Câmara de Budapeste irá se apresentar a partir das 14h30, no auditório da Escola Estadual Vila Nova de Colares, localizada no município da Serra. A expectativa é que 337 estudantes de oito escolas presenciem o evento lúdico.
Já no dia 10, o Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, situado em Vila Velha, também contará com um show da orquestra, com início às 14h30. Para este dia, está prevista a participação de aproximadamente 220 estudantes de quatro unidades da rede.
O próximo dia 11 irá marcar o encerramento das apresentações da orquestra. O local escolhido é o Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) de Cariacica que promete a presença de 296 estudantes. Assim como nos dias anteriores, o evento também irá começar às 14h30.
ROTEIRO - Antes das apresentações, os estudantes conhecem instrumentos que compõem uma Orquestra de Câmara - que geralmente tem um número reduzido de músicos - com predominância de instrumentos de cordas, como violino, cello e viola.
Ao final das apresentações, os estudantes podem ter um momento interativo com a orquestra, por meio de perguntas, além de saberem todas as curiosidades sobre a rotina musical que os artistas têm.
A realização dos eventos é uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Sedu) e da Cultura (Secult), do Governo Federal e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), com o apoio cultural da Fundação Jônice Tristão, da ArcelorMittal por meio da Lei Rubem Braga, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vitória e do senhor Helmut Meyerfreund.
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)