A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) divulgou, na última quarta-feira (02), os resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) 2013 das escolas da rede estadual. Ao todo, as provas avaliaram 93.518 estudantes, sendo 43.921 da rede estadual, 47.561 das redes municipais e 2.036 da rede privada.
Durante entrevista coletiva, o secretário Klinger Barbosa Alves frisou a importância da avaliação. “O Paebes é a nossa ferramenta oficial de diagnóstico. Os resultados que vamos apresentar é uma informação qualificada e que nos da mais segurança para tomar medidas pedagógicas”, ressaltou.
Participaram da avaliação alunos da 4ª série/ 5º ano e 8ª série/ 9º ano do ensino fundamental, mais a 3ª série do ensino médio – regular e integrado -, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além dessas, os alunos das séries finais do ensino fundamental foram avaliados em Ciências da Natureza e do médio, em Química, Física e Biologia.
As provas de Ciências da Natureza foram aplicadas pela primeira vez. “Esse é um grande avanço para o Estado. Somente o Espírito Santo faz essa avaliação e tivemos um excelente resultado, considerado proficiente na escala, destacou Klinger”.
Para o gerente de Informação e Avaliação da Sedu, Eduardo Malini, os resultados foram excelentes. “Nós vimos que estamos acertando. Isso não significa que vamos descansar. Pelo contrário, é com os resultados que percebemos em que ainda precisamos avançar”.
“Podemos ver um avanço concreto com o resultado da disciplina de Língua Portuguesa dos alunos da 4ª série/ 5º ano. Passamos de 195,7 pontos percentuais em 2011 para 199,6 em 2013”, destacou Malini.
A matemática teve um aumento de quase 10 pontos percentuais para os alunos 8ª série/9º ano. Passou de 249,9 em 2011 para 258,9 em 2013.
Os dados do Paebes Alfa (1º, 2º e 3º ano), destinado às turmas de alfabetização, serão finalizados ainda este mês.
PAEBES 2014 - As avaliações de entrada, do Paebes 2014, serão aplicadas entre os dias 22 e 25 deste mês para 39.725 estudantes do 1º ano do ensino fundamental. Destes, 6.856 são da rede estadual, 31.746 das redes municipais e 1.123 das escolas particulares participantes. A avaliação de saída para esses estudantes e aos das demais séries será aplicada em outubro.
PAEBES - O Paebes foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em 2004 com o objetivo de avaliar o sistema de ensino de modo permanente e contínuo. Também visa a diagnosticar o desempenho dos alunos em diferentes níveis de escolaridade e áreas do conhecimento, além de subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais.
Os resultados das avaliações são repassados às escolas para que suas equipes revejam projetos pedagógicos e possam definir mais claramente metas de aprendizagem e objetivos do ensino.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)