Já está tudo pronto para o início do 10º Salão do Turismo e 5º Salão do Artesanato do Espírito Santo, a Expotur 2014, que será realizada de 04 a 06 de abril, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória. Mas a programação paralela já começa nesta quinta-feira (03), com a realização do 4º Fórum do Turismo Náutico.
O Fórum Náutico será realizado no Hotel Bristol Century Plaza, na Praia de Camburi, de 08 às 18 horas, e faz parte do Núcleo de Conhecimento - um espaço destinado à apresentação de palestras, fóruns, workshops e mesas redondas sobre temas ligados ao turismo, visando contemplar a qualificação dos profissionais do setor.
Com o tema “O Potencial do Turismo Náutico na Região Metropolitana”, o Fórum tem por objetivo traçar um diagnóstico do turismo náutico local e elaborar uma estratégia de desenvolvimento para este segmento.
No Núcleo de Conhecimento também serão realizados o Seminário Agrolegal; o 2º Encontro dos Conselhos Municipais de Turismo do Estado do Espírito Santo; o 9º Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores Municipais de Turismo do Espírito Santo; e o 6º Encontro Capixaba de Assessores de Comunicação e Turismo.
EXPOTUR - A Expotur é a maior vitrine de turismo do Espírito Santo e a cada ano tem se consolidado como referência na divulgação dos destinos turísticos capixabas. Este é um cenário propício para profissionais do setor promoverem e fecharem bons negócios. O maior e mais importante evento do segmento apresenta o que o Estado tem de melhor em turismo, cultura, artesanato e culinária.
Para comemorar os 10 anos de realização da feira, o tema escolhido para esta edição é “No ano da Copa prepare-se para fazer do Espírito Santo o seu destino”, uma alusão ao fato de que o Estado está recebendo duas seleções de futebol – Austrália e Camarões - para treinar aqui durante a pré-temporada.
Nos últimos anos a Expotur apresentou crescimento de cerca de 500% no número de visitantes e mais de 200% em volumes de negócios gerados para o setor. Para este ano, a expectativa é ainda maior. Estima-se que 40 mil pessoas circulem durante os três dias de feira e que sejam movimentados R$ 16 milhões.
A Expotur é fruto de uma parceria entre a Abav-ES e o Governo do Estado, por meio das Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento/Aderes. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca; e Secretaria da Cultura.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Setur
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)