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Perguntas Frequentes

Última atualização em: 31 de Agosto de 2023 - 11:34

QUAIS SERVIÇOS SÃO OFERTADOS PELA IOSE?

  • Certificação digital;
  • Publicação no Diário Oficial do Estado de Sergipe e do Município de São Cristóvão;
  • Impressões de cartazes, folder e entre outros itens impressos.

1- AQUISIÇÃO DE CERTIFICADO DIGITAL

1.1- Quais as formas de pagamentos aceitas na AR-IOSE?

Aceitamos deposito em conta ou boleto bancário com pagamento a vista.

1.2- Quais modelos e diferenças de certificados digitais A1 e A3?

Certificado e-CPF e e-CNPJ dos tipos A1 e A3.

As principais diferenças entre esses dois tipos de certificado são a geração e o armazenamento das chaves criptográficas.

O certificado digital A1 tem o par de chaves pública/privada gerado em seu computador no momento da emissão do certificado. O certificado tipo A1 tem validade de 01 (um) ano.

O certificado digital A3 oferece maior segurança, pois o par de chaves é gerado em hardware (cartão inteligente ou token) que não permite a exportação ou qualquer outro tipo de reprodução ou cópia da chave privada. Com o cartão inteligente ou o token, você pode transportar a sua chave privada de maneira segura, podendo utilizá-la onde você desejar. O certificado tipo A3 tem validade de 01 (um) ano até 05 (Cinco) anos.

1.3- O que é uma validação presencial?

A validação presencial é o momento da confirmação da identidade do titular solicitante do Certificado Digital, seja este para pessoa física ou jurídica. Ou seja: é a ocasião em que se comprova a veracidade dos dados informados no momento da solicitação do Certificado Digital, por meio da presença do titular e a apresentação dos documentos obrigatórios.

1.4- DOCUMENTAÇÃO

Quais os documentos necessários para adquirir um e-CPF e e-CNPJ?

A documentação pode ser verificada na página Documentação de pessoa física e jurídica.

O representante legal da empresa faleceu. É possível comprar um certificado Digital?

Não. Neste caso, antes de solicitar a compra do Certificado Digital é necessário realizar a alteração do representante legal da empresa na Receita Federal do Brasil. Após este processo, sim, é possível comprar um novo Certificado Digital em nome da empresa e realizar a validação presencial.

É necessária a apresentação de copia da documentação?

Não se faz necessário, pois a Imprensa Oficial armazena os documentos de forma digital, dispensando a necessidade das cópias.

 

1.5- COMO INSTALAÇÃO, UTILIZAR, REVOGAR/CANCELAR E RENOVAR O CERTIFICADO DIGITAL?

Todas estas informações podem ser verificadas na página da Iose clicando no links abaixo.

Instalação - https://iose.se.gov.br/certificado-suporte

Como revogar - https://iose.se.gov.br/certificado-revogar

Como renovar - https://iose.se.gov.br/certificado-renovar

 

1.6- SUPORTE

Quais os sistemas operacionais que a Imprensa Oficial presta Suporte?

Prestamos suporte aos seguintes sistemas operacionais: Sistemas Microsoft Windows 7, 8 e 10.

 Quais os sistemas operacionais que a Imprensa Oficial não presta suporte?

Não prestamos suporte aos seguintes sistemas operacionais: Windows XP, Windows Vista (sistemas operacionais obsoletos), Macintosh e Linux.

 Meu certificado não está sendo reconhecido, como proceder?

Certifique-se de ter realizado os procedimentos conforme nosso guia de instalação, caso o problema persista entre em contato com a nossa Central de Atendimento no telefone (079) 3205-7410 ou por meio do formulário Fale Conosco e solicite auxílio.

 A senha PIN do meu certificado foi bloqueada, como proceder?

Acesse o manual de desbloqueio na página guias e manuais ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento no telefone (079) 3205-7410 ou por meio do formulário Fale Conosco e solicite auxílio.

  

2- DIÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE

 

2.1- Como é dividido o Diário Oficial do Estado?

O diário oficial é dividido em seções que são elas -> 1- Poder Executivo; 2- Secretarias; 3- Administração Indireta; 4- Diversos e 5- Municípios.

 

2.2- Publicações quem pode fazer?

Pessoas físicas, pessoas jurídicas, Prefeituras, Secretarias, Câmaras de Vereadores e Fundos.

 

2.3- Como devo publicar no Diário Oficial do Estado:

Para pessoas físicas e empresas que não tem publicações recorrentes devem enviar um e-mail para publicacao@iose.se.gov.br com o arquivo a ser publicado. Será respondido este e-mail com um orçamento e link para sua aprovação. Aprovando a publicação será gerado um boleto automaticamente nesta mesma pagina. Observação quando o boleto for pago a matéria será publicada no próximo dia útil. Em qualquer duvida ligar para atendimento (79) 3205-7400/3205-7435.

Para entidades publicas e empresas Privadas que fazem publicações diárias ou recorrentes, é necessário ser cadastrado no Diário Oficial do Estado. Observação só tem acesso ao sistema via Certificado Digital.

 

2.4- Como adquirir cópias do Diário Oficial do Estado?

As publicações oficiais desde Junho de 2012 estão disponíveis no portal Segrase.se.gvo.br, na opção Diário Oficial " https://iose.se.gov.br/diario-oficial" pode ser pesquisado por data ou por palavra, então só clicar em ler ou adquirir. Para períodos anteriores, entrar em contato com setor da Hemeroteca, pelo nº (79) 3205-7429.

 

2.5- Como formatar as Publicações?

Configurar a coluna para 09 cm (nove), fonte Arial e tamanho 09 e formatos aceitos dos arquivos doc,docx,pdf,rtf e html. Observação não será aceito PDF's Digitalizados; Matérias com assinatura manuscrita; Matérias com marca d'água posicionada atrás do texto; Matérias nos formatos .doc, .docx, ou .rtf que possuam trechos digitalizados (parciais ou completos).